Clipping

11.09.2018

Juan Maria Uriarte: A resistência ao Papa durará, porque ele afronta interesses

Entrevista de António Marujo 

No JN de domingo, foi publicada uma versão mais reduzida desta entrevista. Fica a seguir a versão completa.

Há uma resistência contra o modo de governar do Papa, pela sua abertura no campo disciplinar e pelo seu modo de afrontar os problemas sociais , diz Juan Maria Uriarte, ex-bispo de San Sebastián. 

Quando o celibato não se vive bem, acentua o carácter de poder, opressão e controlo sobre as pessoas, diz o bispo emérito de San Sebastián (Espanha), Juan Maria Uriarte, que esteve [na] semana [passada] em Fátima, a participar no 9º Simpósio do Clero, com quase meio milhar de padres. Uriarte defende que o problema central da pedofilia é a muito baixa maturidade afectiva e sexual das pessoas e que os abusos cometidos por membros do clero baixaram drasticamente com as medidas já tomadas. E defende a maior integração de áreas como a psicologia e sociologia na formação de seminaristas. 

Source: Religiononline
11.08.2018

Livros: A mentira – Contra a mentira

Texto de Rui Pedro Vasconcelos

A publicação, no nosso contexto, de uma obra clássica da Tradição cristã – neste caso de Santo Agostinho – representa um acontecimento a registar. Agora, o leitor recebe nas suas mãos dois opúsculos de Agostinho de Hipona, escritos respetivamente em 395 e 420 d. C., sobre a temática da mentira. O primeiro opúsculo, A Mentira, adquire uma linguagem formal e académica, própria das investigações do autor na área da filosofia e da ética; já o segundo opúsculo, Contra a Mentira, consiste numa carta dirigida a um cristão, Consêncio, como resposta a dúvidas levantadas por este sobre a legitimidade de usar a mentira e táticas semelhantes para infiltrar grupos considerados heréticos, como os priscilianistas (movimento de caráter espiritual e popular muito influente na Península Ibérica ao longo dos séculos IV e V, fundado por Prisciliano, bispo de Ávila). Em ambos os opúsculos, Agostinho é perentório: a mentira nunca é, em caso algum, um meio legítimo de evangelização ou anúncio da verdade.

Source: Religiononline
16.07.2018

“Deus está lá sempre!”

O ‘olhar’ de Isabel Figueiredo, da Renascença, ganha voz, todos os sábados, pelas 8 horas da manhã, na antena da Rádio Renascença e da Rádio Sim. Agora, no livro ‘Linhas tecidas com tempo’, os textos orantes continuam a missão de “dizer a toda a gente que Jesus está vivo e está com cada um de nós”, salienta a autora, em entrevista ao Jornal VOZ DA VERDADE.

Source: Voz da Verdade
13.07.2018

Publicações: Paulinas apresentam «Dar o melhor de si», documento do Vaticano sobre o desporto

A Paulinas Editora publicou o documento ‘Dar o melhor de si’, uma perspetiva católica do desporto e da pessoa humana, que vai apresentar às 18h00, de 17 de julho, no Palácio Foz, em Lisboa.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a editora católica destaca que o documento eclesial “é uma novidade”, “é o primeiro que aborda de maneira global o tema do desporto”.

Source: Agência Ecclesia
04.07.2018

Hopkins: A incessante busca de um idioma poético singular

GERARD MANLEY HOPKINS

O jesuíta e poeta inglês Gerard Hopkins é pela primeira vez apresentado numa edição portuguesa da responsabilidade das Paulinas. O livro "Poesias e prosas escolhidas" é apresentado hoje em Lisboa. Publicamos em exclusivo o seu prefácio.

Source: Ponto SJ
30.06.2018

Fátima, o Dia em que o Sol Dançou…

O ano passado, a propósito do centenário das aparições, foi editado no mercado franco-belga um álbum de banda desenhada dedicado a Fátima, da autoria dos belgas Gaëtan Evrard (argumento) e Dominique Bar (desenhador), pela parisiense Éditions du Triomphe. Refira-se que ambos os autores têm na sua bibliografia um rol de bandas desenhadas de cariz religioso.

Source: Bandas desenhadas
1 2 3 4 5  ...  Páginas
calendário de eventos
<Outubro de 2018>
domsegterquaquisexsáb
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031