Type the keyword or SKU

Fechar
Lista de desejos
0

P. Vítor Feytor Pinto em debate organizado pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Por:Paulinas 0 Comentários
Capa


“A Vida é Sempre um Valor”, título do livro-entrevista ao padre Vítor Feytor Pinto redigido por Octávio Carmo, é o tema do próximo debate organizado pela Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras.

 

O encontro, com a presença do sacerdote e moderação de Vasco Trigo, centra-se na «atuação da religião em prol da humanização da saúde», decorrendo a 16 de abril, às 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

 

Ordenado padre em 1955, Feytor Pinto concluiu nos inícios da década de 1980 um mestrado em Bioética, começando então uma longa imersão na Pastoral da Saúde da Igreja católica, tendo sido coordenador da sua Comissão Nacional durante 28 anos, cargo em que se distinguiu pela luta em prol da humanização dos cuidados médicos.

 

«Eu sei que a Igreja tem de estar metida dentro do mundo, portanto eu tenho de servir a Igreja, servindo o mundo», frisa Feytor Pinto no livro que retrata com clareza a sua ação no domínio da saúde e do acompanhamento espiritual, pautada por enorme sensibilidade a favor da dignidade e da defesa dos direitos fundamentais de cada ser humano.

 

O diálogo e a colaboração que manteve com Governos de diferentes tendências políticas alicerçou-se nas prioridades a que sempre se dedicou: «Dignidade humana, comunidade humana, atividade humana e família, vida económico-social, cultura, política, paz».

 

O encontro em Oeiras é uma oportunidade para apreciar uma perspetiva humanista no domínio da saúde, alicerçada no melhor da herança da cultura cristã, bem como para conhecer o singular percurso biográfico de uma figura conhecida dentro e fora da Igreja.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta