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A história bíblica do casal primordial ainda suscita dificuldades à teologia, à catequese e à pastoral cristãs. Conheci (…)
A história bíblica do casal primordial ainda suscita dificuldades à teologia, à catequese e à pastoral cristãs. Conhecida como «história de Adão e Eva», falaria do «paraíso terreal» e do «pecado original». Fala mesmo? Ou é possível entendê-la de forma positiva, sem atolar o leitor em interrogações dispensáveis? O sentido último da condição humana terá algo a ver com a aventura de «Adão e Eva» enquanto primeiro casal histórico? A narrativa da criação terá alguma relação com um pecado? A «analogia da fé» não aceita que Deus tivesse castigado a humanidade inteira pelo pecado do suposto primeiro casal humano. A fé cristã não pode estar em choque com a razão. Jesus – que nunca falou de «Adão e Eva» – diz que a raiz do mal moral está no “coração do homem”, na liberdade e responsabilidade pessoal (Mc 7,14-23; Mt 15,10-20). Aliás, o «paraíso terreal» nunca existiu. Este livro ajuda o leitor crente a revisitar a narrativa fundadora que tanto influenciou a cultura e a vivência cristã do Ocidente; e convida o não crente a descobrir a lógica da fé iluminada pela razão.