Type the keyword or SKU

Fechar
Lista de desejos
0

Quem é Tomáš Halík?

Por:Paulinas 0 Comentários


Tomáš Halík, que estará em Portugal nos dias 2 e 3 de maio em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, e de quem a Paulinas Editora lança nas livrarias, na próxima segunda-feira, o livro “Quero Que Tu Sejas! – Podemos Acreditar no Deus do Amor?”, é um padre checo que arriscou a prisão por defender as liberdades religiosas e culturais após a invasão do seu país por parte da União Soviética. Desde então tornou-se um dos mais destacados advogados do diálogo entre diferentes pertenças religiosas e não crentes.

Condenado em 1972 como “inimigo do regime” por parte do Governo comunista, Halík, hoje com 67 anos, passou quase duas décadas a organizar e construir uma extensa rede secreta de académicos, teólogos, filósofos e estudantes dedicada a cultivar os alicerces intelectuais e espirituais para o Estado democrático que ele e outros desejavam. Foi o tempo da “universidade subterrânea” e da “Igreja subterrânea”.

Esses anos de trabalho de campo e de aconselhamento a líderes que combatiam pela libertação, como Václav Havel, primeiro presidente da República Checa, e o cardeal František Tomášek ajudaram a então Checoslováquia na transição para a democracia, após a “Revolução de Veludo” de 1989.

Os múltiplos livros e conferências de Tomáš Halík preconizam que a longa tradição intelectual do catolicismo o situa como uma ponte entre as culturas ocidentais marcadas pelas religiões tradicionais, pelo secularismo e pelo islão.

Em 2014 Halík ganhou o Prémio Templeton, atribuído pela Fundação John Templeton (EUA), no valor de 1,3 milhões de euros, um dos maiores galardões mundiais atribuídos a pessoas que contribuem para afirmar a dimensão espiritual da vida.

O programa de Tomáš Halík em Portugal compreende, a 2 de maio, uma sessão de autógrafos na Paulinas Livraria do Porto (Rua de Cedofeita, 355), pelas 15h00; às 21h15, profere a conferência “Porque me abandonaste?”, em Braga, no Auditório Vita.

No dia 3 de maio, às 11h00, a Capela da Universidade de Coimbra recebe nova intervenção do sacerdote checo.

Pelas 18h30 Tomáš Halík estará em Lisboa, na CULTURGEST, para a conferência “O Regresso de Deus”, acompanhada pelo lançamento do livro “Quero Que Tu Sejas”.Para confirmar a sua presença nesta sessão, insira os seus dados na seguinte página: https://goo.gl/Ld548C

Em caso de dúvida, não hesite em nos contactar: eventos@paulinas.pt.

 

(Texto: “Templeton Prize”, adaptado).

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta